Pular para o conteúdo principal

UMA LICAO DE HUMILDADE

USO E COSTUME NOS TEMPOS BÍBLICOS
                                          UMA LIÇÃO DE HUMILDADE
                                
                                        TEXTO ÁUREO JOÃO 13:1-20

  Vamos lembrar esta narrativa onde Jesus se encontrava com seus discípulos em uma casa, no andar de cima, para  comemorar a páscoa e antes de comerem,ocorreu que Jesus retirou sua vestimenta de cima e, tomando uma toalha,cingiu-se com ela,depois derramando a em uma bacia começou a lavar os pés dos discípulos.

  Interessante é ver a reação de Pedro diante daquela visão,mas porque, sendo ele o único a reagir de uma forma contrária aos dos outros discípulos?
Disse Pedro: Senhor,tu me lavas os pés a mim ? Mt13:5 e disse mas no versículo 8: Nunca me lavarás os pés.Mas quando Jesus lhe diz que se não eu te lavar,jamais tens  parte comigo.
  As perguntas e: Em uma hora Pedro recusa e depois ele não somente consente lavar os pés como as mãos e a cabeça, porque?  Para isso devemos recorrer ao uso e costume daquela época.
  Nos tempos anteriores de Jesus era costume do dono ou representante legal hospedar seus hóspedes com cordialidade e, para demonstrar sua alegria de recebê-los, era costume oferecer aos hóspedes água e uma bacia para que eles lava-se os seus pés,sendo que era chamado um servo ou serva  para fazer essa função de lavar, esfregar e enxaguar os pés dos convidados ou hóspedes. Gn 18:4 ; 43:24; Êxodo 30: 21; 1 Samuel 25:41, Fazendo isso era dizer que eles eram merecedores de uma pacífica recepção.
  Quando o Senhor e seus discípulos estiveram juntos,O salvador tomou o lugar do servente,para lavar os pés de seus discípulos e, Pedro por saber que Jesus sendo o Salvador e Senhor se recusou,pois Pedro também conhecia os costumes,talvez em sua mente pensou: como meu Senhor pode se prestar a fazer um serviço de um escravo? e eu sendo seu servo e vem ele lavar a mim? nao permitirei tal coisa.Mas também podemos ver uma precipitação emocional por parte de Pedro em que Jesus anteriormente o tinha dito. “ v7 O que eu faço não o sabes agora;mas compreendera depois”.  
  No versículo 8 , podemos ver a negatividade por parte de Pedro em aceitar a ser lavado por Jesus,mas Pedro muda de atitude ao aceitar a ser lavado, quando Jesus o responde “ Seu eu não te lavar,não tens parte comigo.”Vamos analisar esta parte fazendo o seguinte questionamento” Que parte Jesus está falando? Bom na tradução NTLH, diz” Se eu não te lavar,você não será meu discípulo! Pedro sabia que Jesus,sendo o Mestre,Salvador, Rei dos céus e o Filho do Deus vivo, ele perderia a sua comunhão e salvação.
  Neste estudo temos vários ensinamentos por parte de Jesus em que não devemos nos precipitar diante da vontade do Pai,pois nossa visão e mente sao curtas para enxergar o propósito de Deus e, nos ensina que somos lavados,purificados,sendo assim, devemos cada dia lavar os nossos pés por causas de nossas falhar em nosso caminhar, em que a humildade de reconhecer que somos menores que os demais e, estamos aqui para servir e não para ser servido, mas, os nossos serviços devem ser expressada com  cordialidade e amor.Sendo assim com o bom testemunho as pessoas nos recebem eles receberam a  Jesus Cristo no qual Deus enviou.
Rogerio N Nunes.




Comentários

  1. O objetivo foi focalizar no porque da recusa de Pedro a lição de Jesus em nossas vidas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A genealogia de Jesus segundo Mateus e Lucas

 No início do livro de Mateus,encontramos o autor descrevendo a genealogia de Jesus,tal modo, Lucas narra o mesmo assunto,mas a similaridade,não se detém apenas na genealogia,também encontramos nas Escrituras a vida messiânica de Jesus sendo narrada por Mateus ,Marcos e Lucas,mas apesar da semelhança,não sao narradas da mesma forma gramatical e nem tão pouco literal e propósitos,sendo assim aparece em nossas mentes aquele ponto de interrogação ou a pergunta;porque?   Os três Evangelhos de: Mateus,Marcos e Lucas, sao chamados de Evangelhos sinóticos,por narrarem os mesmos fatos,porém de uma forma,mas perspectiva diferente do mesmo assunto, sendo que cada livro contém a sua a singularidade e propósito.Como assim? bom este estudo e para outra oportunidade,porém devemos nos focar na genealogia de Jesus.   Apesar da narração serem diferentes,elas sao similares e não se contradizem, elas apenas se complementam, então vamos ver quais sao