Pular para o conteúdo principal

Subindo o Monte com Jesus.


                                                                            
 AS PALAVRAS DO SENHOR

                                                             Texto Mt 5:1-9

                                               Tema
                              SUBINDO O MONTE COM JESUS

Jesus voltando, depois que pregou a Palavra de Deus em vários lugares,no qual curou enfermos,expulsando demônios, uma multidão o seguia e tendo os seus discípulos com Ele, subiu ao monte, conhecida nos dias de hoje como “o Monte das bem aventuranças”, onde se localiza entre Cafarnaum e Tabha, e sendo um lugar agradável e com vista onde se podia ver o Mar da Galileia ao fundo, ali Jesus ensinou os seus discípulos o mais famoso “Sermão da Montanha.” Mt 5:1.

  Notamos que os discípulos subiu o monte com Jesus e assim que devemos fazer nos dias de hoje, quando digo subir o monte,quero dizer que é um ato de auto negação de si mesmo,deixar o nosso velho eu para trás,( Cl 3:12-17 ), e cada vez que deixamos o nosso velho eu, conseguimos escalar uma etapa do monte,mas essa subida, você não estará sozinho! Pois Jesus sempre estará com você.

  Diante destes argumentos eu quero fazer algumas pequenas perguntas para vocês: Que tipo de caráter cristão você tem? qual é o tipo de caráter cristão,que  Deus requer de nós ? e qual é o propósito de Jesus para nos ?

 Em nossa caminhada cristã, muitas das vezes nos encontramos em situações que provocamos um mal testemunho para outras pessoas,por causa de nossas atitudes; pelas nossas respostas;nossos temperamentos e vivemos uma vida como nós queremos e não como Deus quer que vivamos.( 1 Co “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus,nem para os gentios,nem tampouco para a igreja de Deus”) .Sendo assim devemos fazer uma auto análise do nosso eu,assim como os discípulos de Jesus tinha cada um, uma personalidade bem intrigante que precisava ser transformada,assim nós também  precisamos ser transformados subindo o monte das bem aventuranças com Jesus.



                      Bem aventurado significa “FELIZ” ou ABENÇOADO”.

                                  E Ele passou a ensiná-los,dizendo:



Mt 5:3- Bem - aventurados os humildes de espírito,porque deles é o reino dos céus.

Não precisa ser rico ou pobre.Feliz e ser bom e a,amável.
 Mt 5:4- Bem - aventurados os que choram,porque serão consolados.
Os que lamentam os seus próprios pecados.Feliz e os que querem serem transformado.
 Mt 5:5- Bem - aventurados os mansos,porque herdarão a terra.
Feliz sao os querem se dobrar na vontade de Deus.
 Mt 5:6- Bem - aventurados,os que têm fome e sede de justiça,porque serão fartos.
Felizes sao os que buscam a santidade de Deus.
 Mt 5:7- Bem - aventurados os misericordiosos,porque alcançarão misericórdia.
Felizes sao aqueles que se compadecem do seu proximo.
 Mt 5:8- Bem aventurados os limpos de coração,porque verão a Deus.
Feliz sao os que tem santidade no coração.
Mt 5:9- Bem - aventurados os pacificadores,porque serao chamados filhos de Deus.
Felizes sao aqueles que tem a paz de Deus e as semeiam.
Mt 5:10- Bem - aventurados os perseguidos por causa da justica,porque deles e o reino dos ceus.
Feliz e aquele que faz de tudo para permanecer na vontade de Deus.
Porém  temos que entender que os ensinamentos do sermão da montanha em três pontos:
1- Não devemos tratar separadamente, ou seja,não se deve imaginar que teria algum benefício em chorar sem ter misericórdia,ou ser perseguido se não tiver fome e sede de justiça.até porque Jesus lança um desafio importante para que nós cultivemos todas estas qualidades.
2- Não sao qualidades naturais: Jesus não descreve pessoas que sao naturalmente choronas ou mansas, ele fala das disposições de corações aptos para o reino dele.Sao caráter espirituais que exigem autonegação na vida pessoal de cada um.
3- Não se pode ser entendido em termos materiais: O Reino de Cristo e espiritual e não físico ou geográfico.Jesus fala de pessoas que com suas atitudes que contribuem a paz entre o pecador e o seu Criador,sendo que as bênçãos mencionadas não sao materiais e sim de pessoas abençoadas com a presença do Senhor.
 Mas ficou faltando responder a última pergunta,qual o propósito de Jesus em nos ensinar este mais belo sermão da Montanha?
  Para que sejamos ser sal nesta terra! dá sabor às nossas vidas e para aqueles que nos veem! Ser Luz para o mundo! Para sermos vistos como filhos de Deus! E de ter o privilégio de participar do reino de Jesus Cristo e para isso devemos desenvolver as qualidades descritas nas bem aventuranças.
“Assim brilhe também a vossa luz diantes dos homens,para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Mt 5:16.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A genealogia de Jesus segundo Mateus e Lucas

 No início do livro de Mateus,encontramos o autor descrevendo a genealogia de Jesus,tal modo, Lucas narra o mesmo assunto,mas a similaridade,não se detém apenas na genealogia,também encontramos nas Escrituras a vida messiânica de Jesus sendo narrada por Mateus ,Marcos e Lucas,mas apesar da semelhança,não sao narradas da mesma forma gramatical e nem tão pouco literal e propósitos,sendo assim aparece em nossas mentes aquele ponto de interrogação ou a pergunta;porque?   Os três Evangelhos de: Mateus,Marcos e Lucas, sao chamados de Evangelhos sinóticos,por narrarem os mesmos fatos,porém de uma forma,mas perspectiva diferente do mesmo assunto, sendo que cada livro contém a sua a singularidade e propósito.Como assim? bom este estudo e para outra oportunidade,porém devemos nos focar na genealogia de Jesus.   Apesar da narração serem diferentes,elas sao similares e não se contradizem, elas apenas se complementam, então vamos ver quais sao